Cultura e Artes foram mote do Dia da Freguesia de Arruda

17-MAI-2021

Cultura e Artes foram mote do Dia da Freguesia de Arruda

Na passada quinta-feira (13.05), celebrou-se mais um Dia da Freguesia de Arruda, enquanto aniversário da inauguração da primeira sede pública e autónoma desta autarquia.

Este ano, para assinalar a efeméride, voltou-se a abrir as portas do nosso edifício-sede, agora integralmente renovado e adaptado às exigência do presente, contando com uma tarde virada para a Cultura.

Patente até ao início do próximo mês de junho, inaugurou-se a exposição de gravuras do artista Mantraste, produzida no âmbito de um protocolo de incubação na Start-Up Cultural de Arruda, realizado no final do verão passado.

Esta exposição, inspirada nas temáticas rurais da nossa freguesia e suas gentes, passa agora para o espólio público de Arruda, fruto da parceria desenvolvida, estando permanentemente à disposição das populações.

Este momento, que contou com a presença de diversos autarcas da freguesia e do município, além de vários convidados, ficou ainda marcado por um apontamento musical pelos arrudenses Mariana Alves e Ricardo Baioneta, membros da banda «Nameless», que já no passado nos presentearam com os seus dotes musicais.

«Esta nova sede passa a disponibilizar mais valências: temos agora um serviço de atendimento capaz de receber, em condições, os nossos fregueses, temos um renovado e ampliando (voltando à sua dimensão original) salão nobre, que passa a estar disponível para as empresas e associações que deste pretendam usufruir para desenvolver as suas atividades, e ainda duas novas salas de reuniões, igualmente para cedência a terceiros», destaca Fábio Romão Morgado, Presidente da Junta de Freguesia, «tendo agora um edifício virado para as pessoas!», remata.

«Este dia celebra também as artes e a Cultura, destacando o trabalho que tem sido desenvolvido na Start-Up Cultural de Arruda. Com três projetos já concluídos, mesmo com as paragens obrigatórias impostas pela pandemia, estamos hoje culturalmente mais ricos: o nosso acervo público tem hoje 32 novas obras, a título definitivo, contando crescer nos próximos tempos, através dos protocolos em curos e das candidaturas em análise», acrescenta.

Até ao próximo dia 03.06.2021, venha visitar a exposição de Mantraste, no Salão Nobre da Freguesia.

Galeria de Fotografias