Freguesia de Arruda dos Vinhos

Arruda + Verde

Em 2018, o Executivo da Freguesia de Arruda reunia com a Quercus, para debater as boas práticas ambientas aplicáveis às autarquias, com especial enfoque na gestão de ervas nos espaços públicos, e a interação dos serviços operacionais com o meio ambiente.


Nascia o programa «Arruda + Verde».


Desde junho desse ano, descontinuou-se a aplicação de quaisquer químicos nos espaços públicos e caminhos a cargo da Freguesia, com glifosatos ou qualquer outro componente, substituindo o processo de deservagem por meios mecânicos.


«Esta profunda alteração aos nossos hábitos implicou um investimento por parte da Junta de Freguesia, não apenas financeiro, mas principalmente temporal: o que antes se fazia em poucas semanas, muito à custa do meio ambiente, agora demora quase três meses, a controlar as vegetações nos caminhos. Mas temos mais Arruda, temos mais ambiente!», destaca Fábio Romão Morgado, Presidente da Junta de Freguesia de Arruda.


Em 2020, foram implementadas zonas-piloto deste programa onde, além da ausência de químicos, também são realizados menos cortes e mais específicos, permitindo ao meio ambiente uma regeneração mais sustentável e benéfica para todos.


«Como tudo na natureza, é uma maratona, demora o seu tempo. Mas estamos certos que este é o caminho a tomar, para garantirmos que amanhã continuaremos a ter ambiente», remata.


Juntos fazemos Arruda viver.


VER VÍDEO

  • Partilhar 

© 2021 Freguesia de Arruda dos Vinhos. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • GESAutarquia