Freguesia de Arruda dos Vinhos

História

Freguesia Arruda dos Vinhos

Vila e sede de concelho, Arruda dos Vinhos é centro de uma importante região vinícola do Oeste português, a uma curta distância de 36 quilómetros da cidade de Lisboa.

Não sendo certa a origem da povoação, tem-se registo de eventos aqui ocorridos à data da fundação do nosso país, por conquista aos mouros, tendo, no rescaldo, sido aqui alicerçada uma extensão da Ordem de Santiago.

Em Arruda, podemos encontrar uma harmonia perfeita entre o passado e o presente, num equilíbrio urbano e rural, com monumentos centenários, como o portal manuelino da Igreja Matriz, o Chafariz Pombalino, datado de 1789, ou parte das obras militares que integram as Linhas Defensivas de Torres, de mãos dadas com uma malha urbana moderna, profundamente alargada desde a década de 80 até ao presente, de zonas industriais não poluentes e de última geração, como centros de investigação na área farmacêutica ou vitivinícola.

Uma vila historicamente rica, com um elevado espírito de comunidade e de pertença, onde mais de 15.000 habitantes chamam casa, Arruda dos Vinhos, também conhecido como o «vale encantado», continua a explorar o seu potencial nas mais variadas vertentes agrícolas, industriais, educativas e culturais.

© 2018 Freguesia de Arruda dos Vinhos. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • FTKODE