Artista Rui Matos oferece obras à Junta de Arruda

15-NOV-2019

Natural de Olhalvo, Rui Matos dedicou a sua reforma ao desenvolvimento de técnicas de desenho e pintura, tendo já produzido mais de duzentas peças únicas.

Artista exposto em diversos concelhos, como Amadora, Sesimbra, Lisboa, Mafra, Sintra, Azambuja e Alenquer, as suas obras chegam agora a Arruda dos Vinhos, através de uma generosa doação de parte da sua coleção ao acervo público desta Junta de Freguesia.

No momento de concretização da transferência do património, o Presidente da Junta de Freguesia saudou o interesse do artista em «fortalecer os portefólios artísticos em registo público, para que a Cultura continue a ser de todos, para todos».

«É com enorme gosto e agradecimento que recebemos na nossa casa estas novas obras de arte, ficando para breve o compromisso de realização de uma exposição pública para que os arrudenses também possam apreciar as criações de Rui Matos», ressalva Fábio Romão Morgado.

Juntos fazemos Arruda viver.

 

--//--

// SOBRE O ARTISTA

Rui Francisco Lima Matos nasceu a 20 de junho de 1938, na freguesia de Olhalvo, concelho vizinho de Alenquer.

Aos 14 anos, mudou-se para a cidade de Lisboa, onde começou a sua vida profissional enquanto aprendiz de várias áreas, como serralheiro, marceneiro e estofador. Posteriormente, juntou-se à empresa Móveis Olaio, à data uma referência nacional na área do mobiliário.

Anos mais tarde, ingressou na Escola de Artes António Arroio, onde se formou em decoração de interiores, profissão que desempenhou até à sua reforma, em 1998.

Nesta nova fase da sua vida, dedicou os seus tempos livres ao aprofundamento das técnicas de desenho e pintura que sempre admirou, produzindo peças artísticas de várias temáticas.

Na mesma altura, tornou-se docente da Universidade Sénior da Amadora (USIA) e do Clube Universitário Tempo Livre da Amadora (CUTLA), nas áreas de desenho.

Os seus trabalhos podem ser vistos em várias autarquias das regiões de Lisboa e e Oeste, fruto das generosas doações que tem efetuado ao longo dos tempos.

  • Partilhar