JFAV reúne com Quercus

30-JUL-2018

Tendo como objetivo a introdução de práticas de controlo de vegetação mais amigas do ambiente, como alternativa ao uso de herbicidas na manutenção dos caminhos rurais, o Executivo da Junta de Freguesia reuniu, no passado dia 28 de julho, com a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Em prol da natureza e do ambiente, foram trocadas experiências e informações, numa sessão que contou com a visita a alguns espaços verdes e troços geridos pela JFAV, com especial enfoque nas cascatas de Arruda, considerando encontrarem-se junto a um curso de água, sendo uma zona de intervenção sensível e vedada a químicos.

Neste espaço, recentemente requalificado pela Junta de Freguesia, procurou-se, além de simples alternativas aos herbicidas e cortes manuais, também recriar o ecossistema inicial, com a introdução de fauna variada que permita a auto-sustentabilidade do espaço.

«Não descorando as importantes tarefas de manutenção e conservação dos caminhos rurais, muitas vezes as únicas vias de comunicação para vários locais e casais da nossa freguesia, queremos ir mais longe: queremos, a pouco e pouco, tornar esta freguesia amiga do ambiente e livre dos herbicidas mais prejudiciais para o meio ambiente e humanos», afirmou Fábio Morgado, Presidente da Junta de Freguesia, aquando da visita ao terreno.

«Não é um trabalho que esteja terminado no imediato, demorando anos a ficar concluído, como qualquer processo agrícola. Mas lançámos as primeiras sementes!», rematou.

Desta reunião, brotaram várias propostas e ideias a serem aplicadas em futuras zonas-piloto, com metodologias diversas, com vista à obtenção das melhores técnicas aplicáveis aos casos arrudenses.

Com pequenas alterações aos hábitos de manutenção, juntos fazemos o Ambiente viver.

  • Partilhar