Um jardim com história

02-ABR-2018

Ao longo das últimas semanas, o recinto da Junta de Freguesia tem sofrido diversas intervenções de requalificação dos espaços interiores e exteriores, destacando-se a conversão da rede de iluminação para LED, constituindo uma poupança assinalável de energia, e a requalificação dos pavilhões anexos à sede, intervenção que ainda prossegue.

Neste conjunto de obras, realizou-se também a regeneração dos espaços verdes do recinto, incluindo do jardim principal, intervenção que contou com a doação de uma família arrudense que, ao longo das gerações, tem contribuído para a nossa história coletiva e comunidade: a família Barata Mendes.



Apresentando-se de cara renovada, o jardim principal, situado junto ao muro de entrada, conta agora com um conjunto de flores e plantas doadas pela família, na pessoa dos irmãos Maria Ramalhão Mendes e Francisco Barata Mendes.

Habitantes da (agora) parte antiga desta vila, foi no número 6 da Travessa dos Prazeres que, há mais de 50 anos, as flores que agora constituem o jardim encontraram a sua primeira casa, pelas mãos de D.ª Piedade Barata Ramalhão, matriarca da família e esposa do Comandante José Mendes, militar que liderou os destinos da Guarda arrudense durante vários anos, e figura emérita e destacada da comunidade.

«Para nós, é uma alegria contribuir para o património público desta autarquia, com a dualidade de mantermos viva a memória dos nossos pais que, ao longo de mais de meio século, habitaram na zona antiga da vila e passaram diariamente pelo edifício que agora alberga a Junta de Freguesia», destaca Francisco Barata Mendes, antigo aluno da escola e atual autarca da freguesia.

«Um gesto simbólico, mas que representa a manutenção da memória viva dos habitantes de agora e outrora desta zona de Arruda dos Vinhos e que, com as suas ações e funções, muito dignificaram a nossa história e permitiram a Arruda tornar-se, cada vez mais, no vale encantado de hoje», acrescentou Fábio Morgado, Presidente da Junta de Freguesia, na visita da família à obra concluída.


Este momento, ocasionou igualmente uma breve visita às instalações da Junta, onde outrora funcionou a escola primária local, para reavivar de histórias e memórias.

 
O Executivo da Junta de Freguesia agradece a colaboração e interesse da família Barata Mendes, na requalificação do espaço público.

  • Partilhar